Hi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 Layouts



terça-feira, 24 de março de 2009

Ginástica e exercícios na gravidez


Ginástica e exercícios na gravidez

Enquanto o bebê se desenvolve e seu corpo se modifica, o desconforto físico tenderá a se tornar cada vez mais intenso, se você não tomar os devidos cuidados com sua postura e realizar exercícios especialmente indicados para o seu caso.

Uma das primeiras coisas a fazer é consultar seu médico sobre um programa de condicionamento físico e de correção da postura. Uma vez liberado por ele, passe a adotar alguns hábitos simples de postura que serão de grande ajuda, pois além de minimizar o desconforto vão fortalecer os músculos certos, principalmente a musculatura da parte interna da coxa e das virilhas, úteis no momento do parto.
EXERCÍCIOS PARA A POSTURA

Esta série de exercícios práticos pode ser feita sem muito esforço, mas deve fazer parte do seu dia a dia, contribuindo par a preparação do seu corpo para o importante momento do parto. Além de provocar o relaxamento da musculatura, são úteis para fortalecer aqueles músculos que mais serão forçados durante o parto, além de diminuir o desconforto físico ocasionado pelo aumento extra de peso.

Num local agradável de sua casa, sente-se, apoiando as costas na parede, mantendo a coluna reta e estendendo as pernas, separando-as numa posição confortável e equilibrada.

Nessa posição, procure se acomodar da maneira mais confortável possível, mantendo as pernas distendidas por
alguns minutos. Apoie-se também com as mãos ao lado do corpo, sempre procurando a posição mais confortável. Para fortalecer a musculatura das coxas e das virilhas, movimente os pés, forçando inicialmente para o mesmo lado, numa série de dez vezes. Em seguida, force-os para fora e para dentro, em nova série de dez repetições. Durante os exercícios, mantenha uma respiração natural, respirando pelo nariz e soltando pela
boca.

Após essas duas séries, descanse e procure relaxar o corpo. Se sentir queimação nos músculos, reduza a quantidade de repetições. Os exercícios devem ser feitos naturalmente, sem dor e sem nenhum tipo de desconforto. Force agora os dedos para frente e para trás por dez vezes, depois gire-os em círculos, também numa série de dez
repetições.

Após a série anterior, descanse, relaxando o corpo e respirando naturalmente. Mantenha a mesma postura do primeiro exercício, com as costas apoiadas. Flexione as pernas lentamente, de forma que as colas se encostem. Faça isso lentamente, sem forçar. Se não conseguir isso nas primeiras vezes, não se precipite. Com o tempo você conseguirá fazer o exercício todo.

Divida os movimentos em duas etapas. Na primeira, inspire profundamente pelo nariz, com as pernas esticadas. Depois, expirando normalmente, flexione as pernas. Na segunda etapa, com as solas dos pés se tocando, inspire novamente pelo nariz, depois, enquanto estende as pernas, vá expirando normalmente. Repita dez vezes.

O segundo exercício auxilia no relaxamento do corpo, enquanto fortalece os músculos das coxas e virilhas. Deve ser dividido em duas etapas também. Flexione as pernas, encostando as solas dos pés. Apoie as mãos nos joelhos e, em repouso, inspire pelo nariz profundamente, depois pressione levemente, sem forçar, os joelhos para baixo, enquanto expira. Repita dez vezes. Não force nos primeiros dias, pois as dores musculares aumentarão seu desconforto.

Autor: Lourivaldo Perez Baçan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O riso é a distância mais curta entre duas pessoas...