Hi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 Layouts



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quando surgem dois bebês




O pequeno mundo dos gêmeos é um trabalho dobrado e quando são os primeiros filhos deixam sua mãe atarantada. Os gêmeos nunca estão sós, nem à mesa, nem no banho, nem nos passeios. Em todas as experiências um assiste e participa do conhecimento do irmão, é ao mesmo tempo um espectador e um cúmplice. Encerrados no seu pequeno mundo os gêmeos têm a sua linguagem secreta, incompreendidas pelo ambiente. Se compreendem, se completam e se bastam.

Os gêmeos geralmente falam mais tarde do que as outras crianças. Os especialistas usam para definir a linguagem secreta dos gêmeos como Cryptophsia, o desenvolvimento da linguagem é comumente mais atrasado. Eles podem chegar aos 5 anos com o mesmo vocabulário que as crianças empregam aos três anos. Segundo alguns médicos, a explicação reside na satisfação da presença recíproca para brincar sem necessidade de falar, o sexo feminino fala mais cedo do que do sexo masculino.

Sendo também importante na educação evitar sempre ao máximo, comparações ou prioridades que possam determinar a competitividade entre os mesmos. A educação dos gêmeos merece especial atenção, sobretudo se são do mesmo sexo e não se deve dar a impressão de que são fenômenos, como se um fosse a metade do outro. Devem ser vestidos diferentemente e mantidos em colégios diferentes; se freqüentem a mesma escola, devem estar em classes diversas. Cada um deve ter a sua personalidade estimulada e o seu grupo de amigos. Usar a mão esquerda (canhoto) é mais freqüente entre gêmeos.

No caso de gêmeos de sexo diferente a menina é quase sempre a líder do casal, porém às vezes os papéis se distorcem. Vivendo assim em dupla, estreitamente ligados, os gêmeos não se queixam dessa situação antes da puberdade, a ocasião em que desejam se libertar, não gostam de ser confundidos um com o outro. Eles querem ser um e não sempre dois. Os pais devem favorecer a personalidade de cada um, separando-os.


Bianca e Bárbara tem 17 anos, são gêmeas fraternas. Elas sempre gostaram de dividir suas coisas, usar roupas iguais, mas que mais incomoda hoje é a velha pergunta: "vocês são gêmeas? Como são parecidas? Nós nos divertimos às vezes, pois nos vestimos iguais trocando apenas a cor da roupa, mas o modelo é o mesmo, diz Bárbara". Existem dois tipos de gêmeos, primeiro os provenientes de um só óvulo e o segundo de dois óvulos. Os nascidos de um ovo único provêm, de uma divisão em dois do ovo fecundado. O segundo tipo é proveniente de ovulação dupla, ocasional, devido ao ataque simultâneo ou sucessivo, muito próximo, correspondente a um só ciclo menstrual de dois óvulos por dois espermatozóides. O primeiro tipo é denominado de gêmeos autênticos; são tão parecidos que, às vezes, é difícil a diferenciação. Não só há semelhança física como também da personalidade, do temperamento e do comportamento idêntico nas moléstias. A cor dos olhos é a mesma, o grupo sanguíneo é o mesmo e a mesma impressão digital. No futuro apresentarão os mesmos problemas, como tendência a doenças mentais e, em certos casos, até a homossexuais. Os gêmeos unitelinos são sempre do mesmo sexo.

Os do segundo tipo são chamados gêmeos fraternos; são na verdade simples irmãos, gêmeos bivitelinos. Diferem no aspecto físico e psíquico, como pode acontecer com dois irmãos dos mesmos pais. São produtos de duas gestações desenvolvidas ao mesmo tempo, em lugar de se ter procedido em ano sucessivo. Os bivitelinos são mais freqüentes e às vezes constituem característica familiar, isto é, ocorrem de preferência em determinadas famílias.

Rinaldo de Lamare (falecido no ano passado) médico e autor do livro: A vida do bebê explica que se o parto foi procedido em condições felizes, à evolução é normal; embora de peso baixo, pode atingir as médias satisfatórias. A alimentação natural pelo leite materno fica difícil, sendo necessária grande quantidade para os dois, ao mesmo tempo. O suplemento da alimentação artificial é necessário na maioria das vezes. O gêmeo tem tendência à anemia ou ao raquitismo e por tal torna-se indispensável a introdução, no primeiro mês de vida, de ferro e vitamina D. Nem sempre é fácil saber, após o parto, se são provenientes de uma ou mais placentas, mas quando a semelhança se torna extraordinária entre 2 e 4 anos de idade, tudo indica que são gêmeos univitelinos. A diferença de peso entre eles é comum, porque um se acomoda melhor do que o outro.

Curiosidades sobre porcentagens do parto.

A freqüência do parto gemelar aumenta com a idade da mãe. É de 6 por 1.000 na juventude e 17 por 1.000 acima de 30. O parto constitui, sem dúvida alguma, na maioria das vezes, surpresa e tarefa por demais afanosa para os primeiros meses. Felizmente a média é de uma gravidez gemelar para 90, para 9.000 trigêmeos, para 550.000 quadrigêmeos e para 54 milhões d partos quíntuplos. Não há dúvida de que o parto de gêmeos é sempre uma preocupação. Às vezes, só um sobrevive. Geralmente, o peso é de 2.250 g, embora seja de 9 meses. Em casos excepcionais, podem nascer os dois com peso acima de 3 quilos.


Embora não seja uma tarefa fácil cuidar de gêmeos, pois é importante seguir as recomendações, para mais tarde não sofrer sérias conseqüências. Mas com certeza deve ser uma satisfação enorme ter gerado e estar criando duas crianças que nasceram juntas, que podem ser até no futuro muito diferentes...

Conselhos para os gêmeos

1º - Dar aos gêmeos nomes bem diferentes. Evitar o mais possível a expressão de gêmeos.
2º - Roupas diferentes, com cores diferentes.
3º - faze-los dormir sempre em camas separados.
4º - Desde cedo dar a eles brinquedos diferentes.
5º - Toda a vez que for possível se os pais devem se ausentar alguns dias, confia-los a duas pessoas diferentes.
6º - Por ocasião de férias coloca-los em lugares diferentes, com parentes diferentes.
7º - Procurar ter contato com cada um deles separados e não sempre juntos.
8º - Se são convidados por vizinhos, enquanto um for á festa os pais podem arranjar outro programa com o outro.
9º - Ao "separar" o pai se ocupa de um gêmeo e a mão de outro.
10º - Evitar de dar a cada um o mesmo sorriso, o mesmo brinquedo, o mesmo castigo. Cada um terá os seus brinquedos diferentes e as suas atenções diferentes.
11º - Coloca-los em escolas diferentes ou classes diferentes se for na mesma escola.
12º - No aniversário dois bolos. Um para cada um. Se possível duas mesas e amigos diferentes.




--
Claudia Lins
...........................................................
" Nasce uma flor quando você é cordial."

Visite o Blog
"Minha Pequena Princesa"
http://minhaprimeirasobrinha.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O riso é a distância mais curta entre duas pessoas...