Hi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 LayoutsHi5 Layouts



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Maternidade


Maternidade


Concebida para que mãe e bebê tenham o máximo de conforto e segurança, a Maternidade do Hospital Santa Luzia diferencia-se do ambiente hospitalar convencional, por estar situada em ala exclusiva e possuir ambiente arejado, com 19 apartamentos projetados e adaptados as necessidades das futuras mamães. Este espaço foi especialmente projetado no 1º andar, com o objetivo de reproduzir o aconchego do lar para o bebê, mãe e acompanhante.
A assistência é prestada por equipe multidisciplinar especializada que visa a recuperação materna, a adaptação e integração do bebê e o incentivo do pai e familiar no cuidado direto com o bebê (banho, troca de fralda, apoio no momento da amamentação).
Na Maternidade, a paciente recebe atenção e carinho com todos os recursos tecnológicos necessários. Ainda, pensando na adaptação do recém-nascido a Maternidade oferece o serviço de acompanhamento pós-alta: Por volta do 4º dia pós-parto, uma enfermeira especializada faz contato telefônico e se necessário, faz atendimento ambulatorial, integrado com o grupo de obstetras, pediatras e banco de leite.

Como cuidamos do seu bebê
Após o nascimento, o bebê é levado para sala de atendimento imediato, onde recebe os primeiros cuidados, avaliação do neonatologista, o primeiro banho e a seguir é encaminhado para junto da mãe na sala de recuperação pós-parto para início do trabalho de amamentação precoce. Quando a mãe tem alta desta unidade, o bebê segue em seus braços para o quarto (alojamento conjunto) e ficam juntos até o momento da alta hospitalar.
Durante toda a internação, o bebê é examinado diariamente pelo médico neonatologista(com aumento da periodicidade, caso seja necessário). Além disso, um outro médico, que permanece na UTI Neonatal, está sempre de plantão para atender a qualquer necessidade.
A equipe de enfermagem permanece 24 horas junto a mãe para ensinar e apoiar nos cuidados com o bebê.

Bem-Vinda Mamãe
Para o atendimento integral, o bloco materno-infantil do HSL oferece aos pais, antes do nascimento do bebê o programa Bem-Vinda mamãe. O curso é ministrado por uma equipe composta por médico obstetra, médico pediatra e enfermeiro obstetra tem o objetivo de oferecer aos pais informações de qualidade, para auxiliá-los durante a gestação, no parto e nas primeiras semanas em casa após o nascimento do filho.
Além do conteúdo teórico, o curso oferece aulas práticas sobre o banho do bebê e técnicas de relaxamento úteis durante a gravidez e no trabalho de parto.
O curso acontece mensalmente, com duração de oito horas distribuídas em dois sábados, no período da manhã. Pode participar a gestante e um acompanhante de sua escolha. O investimento é de R$ 20,00.
Conteúdo do curso:

■Trabalho de parto e pós-parto;
■Amamentação - orientações práticas;
■Aspectos psicológicos da gestação;
■Cuidados com o bebê após o parto - neonatologia;
■Aula de puericultura - prática de banho do bebê;
■Técnicas de relaxamento para o parto.
Como são feitas as inscrições ?
As inscrições podem ser feitas a partir do dia primeiro de cada mês, para o casal cursar o módulo do próximo mês, pelo telefone 3445-6160 (Maternidade).
As vagas são limitadas a 40 casais. Após as inscrições, na semana do curso, o Hospital Santa Luzia entra em contato com a participante passando novamente todas as informações necessárias

O que levar para maternidade
Preocupados com o momento único do parto, preparamos um check list para que detalhes não sejam esquecidos na hora de ir para a Maternidade.

Itens para a Gestante:

■Roupão e chinelos;
■4 camisolas (com abertura na frente, para facilitar a amamentação);
■Sutiãs (três ou mais, com bom suporte e abertura, para amamentação;
■Calcinhas;
■Lembrancinhas e cartões de anúncio de nascimento;
■Enfeite da porta do quarto;
■Álbum de fotos do bebê;
■Agenda de telefones e endereços;
■Itens pessoais, de toalete e cosméticos;
■Uma roupa para retornar para casa. Deve ser solta e confortável;
■Conchas para amamentação.
Itens para o Recém Nascido

■6 conjuntos de body (camiseta que se abotoa por entre as pernas);
■6 culotes;
■2 mantas;
■4 cueiros;
■6 pares de luvas;
■6 macacões adequados ao clima;
■6 pares de meias;
■Pente;
■Escova
■2 toalhas-fraldas
A equipe ressalta a importância do assento de carro apropriado para o transporte do recém-nascido no momento da ida para casa.

Banco de leite
Você sabia que as mães com leite excedente podem doar o leite materno para crianças prematuras ou de alto risco internadas em UTIs? Em razão disso, o Hospital Santa Luzia mantém um estoque de leite materno clinicamente testado em seu banco de leite para atender a essas eventualidades.
Caso a mãe queira doar leite, basta entrar em contato com nossa Central de Coleta pelo fone: (61) 34... , de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h (exceto feriados). O banco de leite do HSL também aceita recipientes para o estoque de leite. O vidro deve ter tampa plástica do tipo maionese ou nescafé. Para a doação, basta entrar em contato pelo fone: (6...

Exames do bebê
Teste do Pezinho
Devido a sua grande importância, tornou obrigatório por lei. O teste do pezinho é uma maneira de conhecer o organismo do bebê e verificar se existem algumas doenças que podem comprometer o seu desenvolvimento normal. O bebê pode ter aparência e comportamento normais nesta fase da vida, porém pode estar acometido de alguma doença que irá se manifestar mais tarde, ocasionando sérios danos à sua saúde, sendo portanto, este, um exame preventivo.
O Hospital Santa Luzia, seguindo o critério de cada pediatra, realiza coleta do material para o exame ainda no berçário, a partir de 48 horas de vida (tempo mínimo para a realização do exame).

Como ele é feito?
É um procedimento simples e que não traz riscos para a criança. São coletadas gotas de sangue do calcanhar (daí o nome do teste) e colocadas sobre um papel de filtro.

Teste da orelhinha
Este teste é muito importante para identificar doenças auditivas em crianças de 0 a 3 meses, de forma precoce. Para isso, o primeiro passo é fazer o Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal, recomendado atualmente para todos os recém-nascidos, mesmo para aqueles que não têm casos de surdez na família ou que não tiveram intercorrências na gestação e parto.
A realização desse exame é condicionado a sua solicitação durante o período de internação.

Como ele é feito?
A triagem auditiva é feita inicialmente por meio do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas. O exame é feito no próprio berçário em sono natural, de preferência no segundo ou terceiro dia de vida. A duração é de, aproximadamente, 5 a 10 minutos. Não apresenta contra-indicação, não incomoda e não acorda o bebê. Não exige nenhum tipo de intervenção invasiva, é absolutamente inócuo.
Para saber mais sobre estes e outros testes, converse com o seu pediatra. Ele poderá fornecer maiores informações

Um comentário:

  1. A Isabela fica tão feliz ao ver o blog que a vovó fez para ela... =) Te amo, mãezinha!

    ResponderExcluir

O riso é a distância mais curta entre duas pessoas...